UM CORPO EM MOVIMENTO...
UM ROSTO SEM MAQUIAGEM...
UM SORRISO ENVOLVENTE...
UMA FALA EXIGENTE...
UMA COMPOSIÇÃO FRÁGIL E PODEROSA

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MARIA... MARIA...É O TOM

ENCONTREI MARIA NO INTERIOR DAS LOJAS AMERICANAS IRRITADIÇA. SABE AQUELA PESSOA BUFANDO. PROCURAVA O QUE SABIA QUE NÃO ENCONTRARIA. MAS AFINAL O QUE É MESMO QUE ELA QUERIA? DVD. CD, PERFUME, SHAMPOO, LIVRO... É TALVEZ UMA LIVRO DE AUTO AJUDA TROUXESSE ALGUM SOCORRO PARA AQUELA VIDA SEM VIDA QUE PERAMBULAVA ENTRE TANTOS SEM PERCEBER E TALVEZ, SEM SER PERCEBIDA.
MARIA PRECISAVA DESABAFAR. DISSE-LHE:
-OI.
ELA SORRIU. E EU COMENTEI O LIVRO O QUE AS MULHERES PRECISAM SABER SOBRE OS HOMENS.
ERA A DEIXA. ELA SUSPIROU E LANÇOU TUDO FORA.
ESTAVA TRISTE, MUITO TRISTE. O MARIDO DE NOVO A ESTAVA TRAINDO. DE NOVO? NÃO TEM CERTZA, PORQUE ACREDITA QUE NUNCA DEIXOU DE TRAÍ-LA. MAS AGORA O CELULAR DEIXAVA CLARO, COM UMA FOTO DA MAÇA, COM UM RECADO.
-COISA DO AMIGO. SEMPRE PROCURANDO CHIFRE NA CABEÇA DE CAVALO. COMENTOU ELE, ALTERANDO A VOZ.
-ACHANDO CHIFRE NA MINHA CABEÇA... TALVEZ VOCÊ ME CONSIDERE MESMO UMA ÉGUA- RESPONDEU ELA.
PARECIA QUE IA CHORAR. PREOCUPADA COM O TRANSITO AO REDOR, TENTEI ACALMA-LA DIZENDO QUE SABIA BEM O QUE ERA ISSO. SABIA?
-NÃO ACREDITO QUE VOCÊ TAMBEM É CORNO?
BOM EU TAMBÉM NÃO SABIA, MAS NÃO DEVERIA DEIXA-LA SÓ NESTA HORA.
-QUEM NÃO É RESPONDI.
 MAS ELA SOFRIA, E QUANDO ISSO ESTÁ ACONTECENDO NINGUÉM TEM UM PROBLEMA MAIOR QUE O NOSSO. TRAIÇAO TORNA AS COISAS AINDA MAIORES. E ELA CONTOU. CASEI COM UM MENTIROSO. UM ATOR FENOMENAL. PERDE DINHEIRO NÃO MANDANDO UM VIDEO PARA A GLOBO. ISSO MESMO. SE TRABALHASSE LÁ TALVEZ EU PEGASSE UMA PENSÃO BOA. DISSE MEIO SEM GRAÇA, MEIO PENSATIVA. MAS NA REALIDADE SEPARAR NÃO ERA O SEU FOCO. MULHER DESCASADA... AS AMIGAS... A FAMILIA... OS VIZINHOS... E POR FIM ELA MESMA, SE PERDOU NO PASSADO ERA PORQUE O AMAVA. MAS NEM ELA ACREDITAVA QUE ERA POSSIVEL AMAR ALGUÉM QUE NÃO SABIA FAZER OURA COISA A NÃO SER VENDER MERCADORIA. ESTAVA SEMPRE DISPOSTO E DISPONÍVEL. TUDO NELE EXPLODIA EM POSSIBILIDADES. SEU OLHAR, SEU SORRISO, SUA FALA... ANIQUILZAVA QUALQUER UMA. E ISSO QUE NÃO ERA TÃO BONITO, BAIXINHO E QUASE GORDINHO, MAS E A MULHERADA POR ACASO ESTAVA EXIGENTE?
HUMMM, ENTÃO A CULPA ERA DA MULHERADA? NÃO! NÃO, DISSE A SEGIR MAIS SERENA. ELE SE OFERCIA A QUEM QUISESSE. E AGORA HAVIA MUDADO DE SETOR NO TRABALHO, MAS FICARA PARA ALMOÇAR POR ALI MESMO, OU QUEM SABE FICAR ECONOMIZANDO SEM COMER NADA. SEM COMER NADA??? SEI.
 É, MAS AS COLEGAS A FIM, E OS COLEGAS AFIM... ELE NO MEIO DISSO TUDO, NÃO PODIA DAR OUTRA COISA.
SABE A PRIMEIRA VEZ QUE EU TIVE CERTEZA? BEIJOU MINHA AMIGA NA NOITE DO REVEILLON... SE BEM QUE ALI FOI ELA QUE O BEIJOU. MAS DEPOIS SEMPRE SE EXPONDO ACABOU NA CASA, NA CAMA DA SUA MOTORISTA. AÍ ELE CONFESSOU. DEPOIS DE MESES DIZENDO QUE ELA VIA COISAS, ESTAVA LOUCA, PROCURASSE OCUPAÇÃO.
MAS QUANDO FOI DESMASCARADO, CONTOU E CHOROU... ELA O AMAVA.
COITADO, ELA ERA TAMBÉM AMANTE DO SEU SUPERVISOR. AHA... BEM FEITO. PROVOU DO SEU PROPRIO VENENO. LOGO TRANSFORMOU EM PIADA. PASSOU TODOS ESSES ANOS CULPANDO-A PELA NÃO SEPARAÇÃO.
-VOCÊ ESCONDEU MEU CARTÃO DE CRÉDITO.
-FOI PRA DEFENDER MEU FILHO., SÓ POR ISSO. EXPLICA COM OS OLHOS MAREJADOS.
ELA FICOU SETE ANOS OUVINDO ISSO, AGUENTANDO VIOLENCIA FISICA E VERBAL ENTRANSFORMANDO A VIDA DO FILHO EM INFERNO. O SEU HUMOR FICOU INSANO E A SUAS ATITUDES DEMENTES.
MAS AGORA ERA DIFERENTE. AS FOTOS. OU MELHOR A FOTO NUMERO 107 E A PROXIMA, DA SUA PRÓPRIA FORMATURA ERA 120. FALTAVAM 13. NUMERO DE SORTE, EU ACHO, POIS SE ELA QUISER ESTA PODE SER A HORA.
HORA DE QUE? PERGUNTA MEIO INOCENTE. HORA DE ROMPER OS GRILHÕES, ABRIR AS CADEIAS E RESUSRGIR. TODA MULHER QUANDO DECIDE É UMA FENIX SEM LIMITES.
SORRIU UM RISO MAIS TRISTE E HUMILADO QUE JÁ PUDE VER. FAZER O QUE? IR PARA ONDE? VIVER COMO? JÁ NÃO ERA JOVEM, TINHA COMPROMISSOS FINANCEIROS MAIORES QUE QUE SUAS ENTRADA. ELE HAVIA RENOVADO UM EMPRESTIMO E ISSO TRIPLICOU A DIVIDA E AGORA  NÃO TINHA SAÍDA. FINGIRIA QUE ESTA TUDO BEM, E PROCURARIA NÃO FALAR MAIS SOBRE ISSO, QUEM SABE ELE ACREDITASSE QUE ELA O TRAIRIA TAMBÉM. E AÍ SOFRERIA DO CANCER DA ALMA QUE SE CHAMA DESCONFIANÇA. UM TUMOR CORROSIVO E FATAL. SORRIU PARA UM HORIZONTE QUE NEM ELA AINDA CONSEGUIA VISLUMBRAR. AJEITOU A BOLSA, APERTOU MINHA MÃO E ME DISSE:
-OBRIGADA POOR TER ME OUVIDO. QUERO TE ENCONTRAR DE NOVO. FOI MUITO BOM CONVERSARMOS.
-OBRIGADA EU, PELA CHANCE DE CONHECER UMA MULHER TÃO FORTE A PONTO DE IGNORAR SUA DOR, PARA CONTINUAR APARENTANDO UMA REALIDADE QUE NÃO EXISTE NEM NOS LIVROS DE FICÇÃO.
MARIA SORRIU. QUANDO A VI PELA COSTAS SABIA QUE ESTAVA CHORANDO... NÃO PELO PAR DE CHIFRES TALVEZ ISSO JÁ NÃO MACHUCASSE, MAS PELA COVARDIA COM QUE JUSTIFICA A SUA FALTA DE ATITUDE. ELA SABE E ISSO QUE DOI MAIS... DOI EM MIM, MAS EU SEI QUE DOI MUITO MAIS NELA MESMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário